(048) 2106-2300
(048) 98806-6982
Compre por Whatsapp, telefone ou na loja
Compostagem caseira: o que é e como fazer?
19/09/2019
Categoria Todos

O que é compostagem?

Compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo. É um tipo de compostagem feito com minhocas e resíduos orgânicos. Transforma o que iria pro lixo e depois pararia em aterros sanitários em um rico húmus que poderia ser utilizado em hortas caseiras.

É uma maneira de “copiar” o que a natureza já faz. Porém em espaços menores. No caso da compostagem caseira, é possível fazer até em apartamentos, utilizando caixas de compostagem.

Como é feita a compostagem?

A composteira é formada por três caixas empilhadas. Nas duas caixas de cima são colocados a terra, resíduos orgânicos em tamanho pequeno, e as minhocas e microorganismos, que são os seres que atuarão como decompositores e transformarão os resíduos em adubo orgânico. Esse processo dura em torno de dois meses. A terceira caixa serve para realizar coleta do chorume produzido, que pode ser chamado também de adubo líquido ou biofertilizante. Pode ser utilizado, ainda como pesticida natural. A compostagem caseira é feita em três fases:

1ª: A primeira fase é chamada de Fase mesofílica. Isso porque, nessa etapa da compostagem, os fungos e as bactérias mesófilas (ativas em temperaturas próximas da temperatura ambiente), começam a proliferar na matéria orgânica, fazendo a decomposição do lixo.

2ª: A segunda fase é a termofílica. É a fase mais longa da compostagem. Nessa fase, os fungos e bactérias termófilos começam a agir. Esses fungos e bactérias podem sobreviver a temperaturas mais altas que os mesófilos, chegando a temperaturas entre 65ºC a 70ºC. A temperatura alta e a degradação das moléculas mais complexas ajudam na eliminação de agentes patógenos - agentes que produzem doenças infecciosas.

3ª: A terceira e última fase é a maturação. É nessa fase que acontece a diminuição da atividade microbiana, diminuição da temperatura, e da acidez. Nessa fase ocorre a produção do composto maturado, quando a matéria orgânica é transformada em húmus - material estável, rico em nutrientes e minerais, que pode ser utilizado como adubo.

Minhocas e outros animais

Para a realização da compostagem é necessária a utilização de seres detritívoros e decompositores, que são responsáveis pela transformação dos resíduos em húmus. No caso dos vermes, geralmente são utilizadas as minhocas californianas. As minhocas são também aceleradoras do processo de compostagem.

Benefícios da compostagem caseira

A maioria dos resíduos produzidos em casa são orgânicos, ou seja, borras de café, casca de frutas, verduras e outros rejeitos alimentares. Esse tipo de rejeito, quando jogado em aterros sanitários, produzem efluentes que contaminam a atmosfera e o lençol freático. Quando utilizados em compostagem caseira, esse problema já é evitado. Além desses problemas, as grandes quantidades emitem gases poluentes.

Sendo assim, a compostagem caseira pode evitar a poluição ambiental e quanto mais pessoas fizerem, mais a natureza é preservada. Além disso, estudos mostram que o contato com as bactérias pode funcionar como antidepressivo, diminuir alergias, dores e náuseas.

A composteira (ou caixa de compostagem) é a estrutura utilizada para fazer a compostagem caseira. Ela pode ter diversos tamanhos ou formatos, o que facilita para que qualquer pessoa, independente do local onde reside ou quantidade de resíduo produzido.

Visite a Loja Dominik

Visite a Loja Dominik na Rua Santos Saraiva, número 551, de segunda à sexta das 7h30 às 18 horas ou nos sábados das 7h30 às 12 horas, e adquira já a sua caixa de compostagem.

Envie sua mensagem pelo site ou faça contato pelo Whatsapp (48) 98806-6982 para um atendimento mais rápido.

 

Outras notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.