(048) 2106-2300
(048) 98806-6982
Compre por Whatsapp, telefone ou na loja
Compressor de Ar para pintura e outras funcionalidades: conheça o equipamento
12/07/2021
Categoria Todos

O Compressor de Ar Worker pode ser utilizado para trabalhos de pintura com pistola de baixa produção e inflagem em geral, incluindo calibragem de pneus de bicicletas, motos, automóveis e utilitários. 

É indicado também para acionamento de ferramentas pneumáticas como grampeadores e pinadores, tendo aplicação em manutenções e atividades leves.

Para saber mais sobre o equipamento, continue a leitura do artigo!

- O que é um compressor de ar;
- Como utilizar;
- Lendo o manual;
- Utilidades;
- Como dimensionar compressor de ar?
- Principais tecnologias;
- Manutenção e cuidados especiais.

 

O que é um compressor de ar

O compressor de ar é uma ferramenta muito importante para os trabalhadores da construção civil e da indústria automobilística e de equipamentos agrícolas, por exemplo.

O equipamento comprime o ar, oferecendo uma fonte contínua do mesmo, que auxilia no funcionamento das ferramentas pneumáticas, como furadeiras, chaves de impacto, retificadeiras, lixadeiras, cortadores, grampeadores, pistolas para pintura,  entre outros.

Na hora de escolher o modelo ideal, é necessário verificar as características do ar gerado, que deve ser puro e livre de partículas sólidas. Quanto mais limpo for o ar expelido pelo equipamento, menores serão os custos com manutenções e de trocas de peças.

 

 

Como utilizar

Os compressores de ar podem ser utilizados em diversas tarefas do dia a dia: 

 

  • Encher pneus: esse equipamento consegue deixar o pneu de seu carro ou bicicleta na calibragem ideal quando utilizado;
  • Encher bolas: praticar qualquer esporte que necessita de uma bola sem a mesma não rola, né? Por isso com o compressor de ar esse problema será resolvido facilmente!
  • Encher colchões: todos sabemos como é difícil encher um colchão de ar, principalmente por exigir uma força e tanto dos pulmões. Usando um compressor de ar nessa situação, tudo estará resolvido;
  • Pintura automotiva: esse trabalho requer, antes de tudo, uma certa habilidade do profissional. O compressor de ar também pode ajudar nele, mas vale lembrar que você deve verificar a voltagem do mesmo antes de comprar para que ele funcione corretamente;
  • Limpeza de equipamentos: ele também pode ser útil para limpar equipamentos, superfícies empoeiradas ou pequenos locais com muita rapidez e precisão.

 

Lendo o manual

Os manuais técnicos dessas máquinas vêm com seu funcionamento detalhado pelos fabricantes. Assim, é fundamental ler todas as instruções antes de ligar o equipamento, para não ocorrer nenhum erro.

 

 

Alguns pontos discorridos pelas fábricas são:

 

  • Configuração do produto;
  • Inspeção do produto;
  • Aplicações corretas;
  • Características técnicas (vazão, pressão máxima, rotação, tensão, etc.);
  • Normas de segurança;
  • Manutenção.

 

As grandes empresas que fabricam esse equipamento disponibilizam em seus sites os manuais técnicos, bem como conteúdos completos sobre como utilizá-los em plataformas como YouTube.



Utilidades

O compressor de ar pode ser utilizado por diversos profissionais, segmentos do mercado e até mesmo dentro de casa. Entretanto, para cada função, é exigida uma capacidade diferente do equipamento. Confira: 

 

1. Uso doméstico

O recomendado é  um compressor de ar com baixa capacidade para realizar diversas atividades residenciais, como enchimento de pneus de bicicletas e carros,  colchão de ar - já citados acima - renovar a pintura da casa, envernizar móveis e até mesmo pulverizar plantas.

 

2. Uso profissional

Neste caso, existem compressores de baixa capacidade e de média capacidade. Os equipamentos de baixa capacidade são de pequeno porte, utilizados comumente por dentistas, no enchimento de objetos infláveis, para aerografia - equipamento que realiza a pulverização de líquidos - e até mesmo na pulverização de plantas, muito útil para jardinagens e grandes áreas verdes.

Já os compressores com capacidade média são muito utilizados em oficinas mecânicas e borracharias. Isso porque é necessário uma compreensão mais precisa do ar. Também podem ser utilizados no segmento de transportes, como por exemplo, ferroviários e públicos, compondo o sistema de frenagem dos veículos.

 

3. Uso industrial

Para esse segmento, os compressores utilizados são os de grande capacidade de compressão. Geralmente possuem três pistões e são utilizados em grandes sistemas pneumáticos de fábricas e oficinas.



Como dimensionar compressor de ar?

Saber a capacidade do compressor é fundamental para encontrar aquele que atenderá melhor às suas necessidades. Por isso, é preciso considerar dois pontos principais: 

 

  • Volume de ar: é a soma de todos os processos que o compressor de ar deverá realizar ao longo de um dia de serviço ou de utilização. Deve-se somar o volume total e acrescer mais 25% (margem de segurança) para chegar ao modelo ideal para sua atividade;
  • Pressão ideal de trabalho: diz respeito à quantidade de pressão que determinado equipamento precisará para funcionar. A margem de segurança para dimensionar o compressor de ar nesse esquema corretamente é de 20% a mais.

 

Principais tecnologias

Os compressores de ar possuem três tecnologias inovadoras principais

 

  • Compressor de diafragma: também conhecido como compressor doméstico, seu mecanismo para produzir ar é um diafragma de borracha;
  • Compressor de pistão: estrutura simples e prática para ser manuseada. Se subdivide em: Hobby, Profissional Leve, Ar direto, Médico/Odontológico e Industrial; 
  • Compressor rotativo de parafuso: se integra a placas eletrônicas para melhorar o desempenho do compressor, possuindo inversor de frequência, o que ajuda na redução do consumo de energia. É mais utilizado em ambientes fabris.

 

Manutenção e cuidados especiais

Para manter o equipamento em perfeitas condições de uso e reduzir os gastos com manutenções, é necessário se atentar à alguns cuidados especiais: 

 

  • Verificar o nível do óleo: deve ser feito semanalmente, e recomenda-se a troca de óleo após um mês da primeira operação. Depois disso, a troca de pode ser trimestral, ou de acordo com as recomendações do fabricante;
  • Limpar o compressor: os acúmulos de resíduos podem prejudicar a dispersão do calor, afetando o funcionamento do equipamento, por isso é necessário manter uma limpeza eficiente;
  • Verificar a tensão das correias: elas podem prejudicar o equipamento, caso estejam operando incorretamente;
  • Criar um cronograma de vistoria do equipamento: isso ajuda a encontrar vazamentos nas válvulas, juntas e tubulações, buscando evitar a dispersão do ar;
  • Testar o funcionamento da válvula de segurança: deve ser feito regularmente, verificando também as juntas do cárter para evitar perdas de óleo lubrificante do compressor;
  • Prestar atenção na fixação das serpentinas resfriadas: esse cuidado evita que, em decorrência da vibração, elas sejam rompidas ou soltas do compressor; 

 

Dependendo das condições do ambiente em que o compressor opera, se faz necessário remover e limpar o filtro de admissão semanalmente ou a cada mês.

Além disso, o compressor de ar só funcionará bem se for utilizada uma fiação elétrica adequada, afinal, a potência necessária deve ser atingida para disparar o motor. A dica é instalar uma tomada (com amperagem certa) específica para usar o equipamento.

Por último, se você escolher um compressor de ar movido à diesel, precisará tomar alguns cuidados para que o equipamento funcione bem e tenha longa vida útil:

 

  • Antes de ligar, confira se as luzes do painel estão acesas;
  • A máquina deve funcionar por alguns instantes, mesmo se estiver sem carga;
  • Confira o nível do óleo do motor;
  • Troque periodicamente os filtros do motor e do combustível;
  • Quando a máquina estiver ligada, olhe para os manômetros e verifique estão funcionando;
  • Ao desligar, tenha certeza que o motor realmente parou.

 

Ferramentas e máquinas de qualidade é na Loja Dominik

Os compressores de ar são equipamentos práticos que podem te auxiliar em diversas tarefas, e os melhores modelos com os melhores preços você encontra aqui!

A Loja Dominik está desde 1959 trazendo os melhores produtos para os seus clientes da Grande Florianópolis. 

Com um atendimento especializado à pessoa jurídica, nosso departamento de vendas atende de forma exclusiva e parceira diversas construtoras, incorporadoras e demais empresas que trabalham no ramo da construção civil, seja para novas edificações como para reformas.

Faça o seu orçamento em nossa loja!

Outras notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.