(048) 2106-2300
(048) 98806-6982
Compre por Whatsapp, telefone ou na loja
Pistola Pintura Gravidade: conheça os tipos e aplicações
10/06/2021
Categoria Todos

A Pistola de Pintura é uma ferramenta versátil utilizada para pintar as mais diversas superfícies por meio de ações pulverizadoras

Escolhidas por sua praticidade e agilidade, as pistolas de pintura atingem grandes áreas, exigindo dessa forma um menor esforço físico para realizar o serviço desejado. 

Esse equipamento pode ser utilizado em diversos trabalhos manuais, como pinturas de paredes ou então artesanatos. 

Por conta disso, no artigo de hoje vamos te explicar melhor sobre essa ferramenta queridinha entre os trabalhadores da indústria e também entre aqueles que gostam de pôr a mão na massa em suas casas. 

- O que são as pistolas de pintura?
- Para que servem as pistolas de pintura?
- Pistola de Pintura Gravidade;
- Pulverização das pistolas;
- Como utilizar as pistolas de pintura;
- Como realizar a limpeza das pistolas de pintura;

 

O que são as pistolas de pintura?

As pistolas utilizadas para pinturas de superfícies são equipamentos que permitem a pintura por pulverização, substituindo o tradicional método de pintura com pincéis e rolos. 

Dentro dessas ferramentas é utilizada uma técnica na qual o equipamento pulveriza, através do ar comprimido dentro da mesma, um revestimento, seja tinta, verniz ou então outro material, direto em uma superfície escolhida. 

As atuais pistolas para pintura foram desenvolvidas a partir dos aerógrafos, equipamentos utilizados para trabalhos mais detalhados.

As pistolas de pintura distinguem os aerógrafos a partir de seu tamanho e de sua dimensão de pulverização produzida, sendo assim utilizadas para trabalhos em grandes superfícies.

 

 

Para que servem as pistolas de pintura?

A pistola para pintura serve para executar trabalhos com tintas de qualidade e com menor tempo, evitando o esforço de trabalho repetitivo e economizando o material de pintura, uma vez que o líquido é pulverizado diretamente na superfície.

Por isso é importante escolher a pistola ideal para o trabalho que você irá realizar, garantindo maior precisão e agilidade ao mesmo. 

 

 

Confira a seguir o principal tipo existente de Pistola de Pintura. 

 

 

Pistola de Pintura Gravidade

Utilizadas majoritariamente em pinturas elétricas de paredes, muros e lugares altos difíceis de serem alcançados, o reservatório de tinta numa pistola de pintura de gravidade fica na parte de cima da ferramenta. 

Dessa maneira, a tinta flui de cima para baixo até a ponta da pistola, onde encontra a pressão do ar, sendo pulverizada para fora. 

É um modelo bastante completo que serve para pintar as mais diferentes superfícies de sua escolha ou necessidade. 

Existem ainda no mercado outros dois tipos de pistola de pintura eficiente para os trabalhos manuais e elétricos: 

 

1. Pistola de Pintura Sucção

A pistola de pintura por sucção tem o reservatório de tinta na parte inferior do aparelho. 

Sendo assim, a tinta sai do reservatório por meio de um sistema de sucção, que é formado pela passagem do ar. 

Apesar de ser prática, a pistola de sucção apresenta um maior desperdício de tinta quando comparada à de gravidade, por isso ela é mais indicada para pinturas artísticas em paredes.

Na hora da compra de uma pistola de pintura elétrica é importante verificar o consumo do volume de tinta utilizado sobre a pressão do ar, que é medido em litros por minuto ou em pés cúbicos por minuto, bem como a pressão de operação dela, que pode ser alta (HVLP) ou baixa (LVLP).

Alguns modelos ainda acompanham um medidor de viscosidade que auxilia no entendimento da tinta que está sendo usada.

E seja qual for a sua escolha, elas geralmente possuem bicos intercambiáveis que permitem alterações no padrão de pulverização, garantindo os mais diferentes resultados desejáveis em seus trabalhos. 

 

2. Pistola de pintura com compressor

A pistola de pintura com compressor é aquela que possui um tanque de pressão como reservatório de ar, onde a tinta é pressurizada ou então ligada a um reservatório à parte. 

Neste último caso o acabamento detalhado da pintura se torna mais difícil de ser alcançado, pois o equipamento costuma levantar uma névoa de tinta maior.

Essas pistolas podem ainda ser categorizadas quanto à capacidade de pulverização

Existem as de baixo consumo de tinta, ou seja, menos produtivas, de até 130g por minuto, as de médio consumo de até 230g por minuto e as de alto consumo, ou seja, as mais produtivas, acima de 230g por minuto.

 

 

Pulverização das pistolas

Como já citado anteriormente, as pistolas de pintura podem apresentar baixa ou alta pressão, dependendo do modelo desejado. 

Cada uma possui suas características próprias que devem ser de conhecimento para aqueles que pretendem adquirir uma dessas ferramentas.

 

1. Pintura de alta pressão

As pistolas para pintura de alta pressão, também conhecidas como pistolas com sistema HVLP (High Volume and Low Pressure), possuem um alto volume e uma baixa pressão de ar

Essas pistolas tendem a ter mais tinta depositada na superfície e menos tinta perdida no ar, provocando poucas nuvens na hora da pintura. 

Sendo assim, elas são mais indicadas para compressores de baixa pressão com reservatórios grandes, geralmente acima de 100 litros, para que sua aplicação não perca eficiência.

 

2. Pintura de baixa pressão

As pistolas para pintura de baixa pressão, com sistema LVLP (Low Volume and Low Pressure), possuem pouco volume e pouca pressão de ar.

Elas funcionam com uma maior quantidade de tinta depositada na superfície, melhorando o resultado final da aplicação. 

Sendo assim, as pistolas LVLP são indicadas para compressores de baixa pressão com reservatórios pequenos entre 25L e 50L.

 

 

Como utilizar as pistolas de pintura

Após já saber qual modelo de pistola de pintura adquirir conforme a sua necessidade, para obter um resultado perfeito em seu trabalho final, é importante seguir as seguintes dicas: 

 

  • Realizar a limpeza da área a ser pintada, tirando poeira e resíduos externos que podem comprometer no resultado final da pintura;
  • Caso o local a ser pintado já possua uma pintura prévia, é necessário lixar toda a superfície antes de aplicar a nova tinta;
  • O ideal é que a pintura seja feita em dias de sol, com iluminação adequada, para garantir melhor visibilidade ao pintor;
  • Manter a pistola sempre na posição perpendicular ao local a ser pintado, evitando fazer movimentos aleatórios a fim de garantir um melhor acabamento;
  • Manter uma distância entre a pistola e o objeto a ser pintado de 15cm a 25cm, para evitar que a tinta escorra e estrague a pintura;
  • Utilizar os equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos de proteção e luvas, para poder realizar o trabalho com segurança.

 

Leia nosso artigo sobre quais equipamentos de proteção individual são necessários para realizar pequenos trabalhos no dia a dia.

 

 

Como realizar a limpeza das pistolas de pintura

A pistola para pintura é um equipamento que exige cuidado na hora da limpeza, para que ela continue funcionando corretamente. 

Por isso listamos algumas dicas essenciais para que você realize essa manutenção da melhor maneira possível: 

 

  • Leia o manual de instruções antes de iniciar a limpeza para saber quais são as recomendações específicas do fabricante quanto à limpeza da sua pistola para pintura;
  • Tanto para tintas à base de água ou solvente, o procedimento de limpeza é o mesmo, diferenciando apenas o uso de solvente, em vez de água e detergente, de acordo com a composição da tinta;
  • Para fazer a limpeza da pistola para pintura de forma adequada serão necessários panos, pincéis, água ou solvente, um recipiente para descartar os produtos utilizados, e em alguns casos, até mesmo a chave para desmontagem. 
  • Não utilize objetos ásperos, pontiagudos ou afiados na limpeza, pois eles poderão danificar a pistola de pintura, e nem solventes inflamáveis; 
  • Na hora de realizar a limpeza, retire o recipiente para tinta e o esvazie completamente para limpar esse reservatório e o tubo de alimentação, de preferência com o auxílio de um pincel e água ou solvente;
  • É necessário também limpar os resíduos remanescentes no bico pulverizador, no regulador de tintas e em toda a parte externa da ferramenta;
  • Ao final da limpeza, enxugue bem todas as partes da pistola, a fim de evitar a corrosão das partes metálicas
  • Os componentes articulados da pistola devem ser lubrificados com produto específico, para garantir a proteção e o bom funcionamento da mesma.

  

Os melhores equipamentos você encontra aqui! 

Na Loja Dominik você encontra as melhores ferramentas e máquinas para uso profissional ou residencial.

Veja o nosso catálogo de produtos e entre em contato conosco pelo site ou então visite diretamente nossa loja na Rua Santos Saraiva, 551, no Bairro Estreito, em Florianópolis/SC.

Nossa equipe terá imensa satisfação em lhe assessorar sobre os tipos e usos de cada pistola de pintura para o seu objetivo.

Outras notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.