(048) 2106-2300
(048) 98806-6982
Compre por Whatsapp, telefone ou na loja
Trabalho em espaços confinados: saiba quais equipamentos são necessários para garantir a segurança dos profissionais
22/09/2021
Categoria Todos

Ao trabalhar em espaços confinados - ambientes não projetados para serem ocupados por humanos, por terem entradas e saídas de ventilação insuficientes - os trabalhadores estão sujeitos à atividades de alto risco, que implicam em suas seguranças pessoais. 

Geralmente, em obras como construções de poços, escavações, instalações e manutenções de ambientes, é onde encontra-se o maior número de perigo a esses servidores. 

Por conta disso, é necessário que a sua empresa tenha sempre em mãos os melhores e mais seguros equipamentos à prova de explosões e perigos afins para os trabalhadores que atuam nesses espaços. 

 

- Planejamento;
- Como trabalhar em segurança nos espaços confinados? 
- Quais são os espaços confinados encontrados na indústria?
- Equipamentos necessários;
- A importância da certificação.

 

Planejamento

Para garantir a segurança dos trabalhadores antes mesmo de eles entrarem nos espaços confinados, seguir uma série de procedimentos pode ajudar na proteção dos mesmos. 

Por exemplo, manter procedimentos padrões de permissão de entrada somente de pessoas autorizadas no local é uma boa forma de evitar que trabalhadores externos àquela situação se coloquem em risco desnecessariamente. 

Fazer uma avaliação dos riscos que os ambientes oferecem aos trabalhadores de forma prévia é necessário para mapear possíveis ocorrências. Essa medida também está diretamente ligada ao treinamento dos trabalhadores para atuar em espaços enclausurados. 

 

 

A implantação de serviços de emergência e resgate, bem como a providência de exames periódicos dos funcionários também são medidas que devem ser tomadas em prol da saúde profissional e pessoal dos mesmos. 



Como trabalhar em segurança nos espaços confinados?

Para trabalhar em áreas confinadas, os funcionários precisam estar cientes que suas empresas seguem os protocolos exigidos pela NR-33, que regula a gestão saudável e segura dos trabalhadores nesses espaços.

 

 

Além disso, a mesma orienta que as contratantes estejam também seguindo as recomendações da NBR 16.577, que prevê a atuação dos mesmos a partir de capacitação prévia e com responsabilidade, controlando as medidas de segurança dos trabalhadores em contato com esses locais. 

Ambas partem do pressuposto que os funcionários estejam devidamente equipados e preparados para as condições de trabalho que irão encarar, como a deficiência ou o excesso de oxigênio local. Saber minimizar riscos e prevenir impactos nos espaços confinados, além do correto manuseio de equipamentos são requisitos básicos para o trabalho. 



Quais são os espaços confinados encontrados na indústria?

Entre os espaços de trabalho que mantém os servidores confinados, estão: 

 

  • Indústria de petróleo: trabalha com tanques, vasos de pressão e galerias de acesso a máquinas e equipamentos;
  • Indústria agrícola: trabalha com biodigestores, silos, poços, cisternas, esgotos e valas;
  • Indústria alimentícia: trabalha com fornos, depósitos, misturadores, secadores, tonéis e dutos;
  • Indústria química: trabalha com dutos, lavadores de ar, reatores e colunas de destilação;
  • Metalurgia: trabalha com tubulações, poços, tanques, coletores e depósito;
  • Serviços: trabalha com redes de esgotos, digestores, incineradores e galerias;
  • Transportes: trabalha com tanques de aviões, navios, caminhões e vagões;
  • Construção civil: trabalha com valas, poços, dutos, escavações e galerias subterrâneas.

 

Equipamentos necessários

Para trabalhar em ambientes confinados, alguns equipamentos são obrigatórios: 

 

  • Exaustores: são ideais para serem instalados em espaços confinados, pois permitem que os trabalhos sejam executados com o maior nível de segurança nessas áreas. É fabricado com componentes elétricos à prova de explosões, além de retirar o ar contaminado dos ambientes, realizando o processo de exaustão e insuflação de forma eficiente, melhorando a qualidade do ar e oferecendo maior conforto térmico;
  • Luminárias: são recomendadas para a iluminação de ambientes em espaços fechados, permitindo um maior auxílio na realização dos trabalhos manuais; 
  • Detectores de gases: são dispositivos imprescindíveis que detectam diferentes gases, como os inflamáveis, nocivos ou apenas o oxigênio, transmitindo sinais sonoros de advertência aos trabalhadores. Luzes também podem piscar ao detectar níveis gasosos acima dos permitidos;
  • Tripés e monopés para entradas e resgate: comumente utilizados com o auxílio de guinchos ou resgatadores, esses equipamentos facilitam a entrada e saída dos profissionais a partir de qualquer movimentação dos mesmos, até em situações de resgate;
  • Trava quedas: em casos de possíveis quedas, o trabalhador pode ser protegido e auxiliado de forma segura por meio de um dispositivo que trava sua queda no guincho de resgate. Ele tem como objeto frear o trabalhador e impedir que o mesmo caia no chão, retendo qualquer prejuízo à saúde do funcionário;
  • Conjunto autônomo de ar: é um compressor de baixa pressão, ou então cilindros, que possuem “ar respirável”. São importantes quando os trabalhadores vão até áreas contaminadas por gases nocivos ou quando há deficiência de oxigênio local.

 

Além desses equipamentos, os profissionais também precisam estar equipados com calçados impermeáveis, luvas, óculos, lanternas, rádios de comunicação e capacetes de proteção com jugulares. 

Dependendo dos locais, máscaras individuais ou conectadas à oxigênio são indispensáveis. A sinalização de segurança dos locais onde ocorrerá o trabalho deve ser feita de antemão, com os equipamentos corretos, para evitar acidentes. 

 

 

Ainda, todos os equipamentos citados acima devem ser testados antes de serem usados. O monitoramento constante dos profissionais e de seus utilitários deve também ser rastreável para saber o status dos trabalhos e eventuais problemas que possam surgir.

Por conta do alto nível de perigo para explosões, os equipamentos e sistemas utilizados nesses ambientes devem estar em conformidade com as normas regulamentadoras e seus requisitos. 

Assim, equipamentos que podem causar faíscas ou serem inflamáveis na atmosfera ambiente devem ser mantidos fora dos locais confinados.



A importância da certificação

Para que os trabalhadores possam fazer seus trabalhos de maneira segura, a certificação dos equipamentos deve ser uma das primeiras coisas a serem observadas na hora da compra. 

Deve-se atentar ao Certificado de Proteção contra Explosão nos mesmos, ou seja, um documento em anexo que comprova que os materiais em questão estão em conformidade com a norma específica para o uso. 

 

 

Eles precisam estar também dentro das respectivas datas de validade, comprovando assim sua eficácia, principalmente a partir de testes que devem antes serem realizados.

Por fim, a aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para trabalho em áreas potencialmente explosivas também deve constar no material.



As melhores máquinas e ferramentas você encontra aqui!

Precisa de equipamentos de proteção para os seus trabalhadores? Ou ainda outros materiais para a sua empresa ou condomínio? Venha até a Loja Dominik e solicite ajuda de nossos atendentes de acordo com suas necessidades. 

Na Loja Dominik você encontra as melhores ferramentas para as suas reformas pessoais, seja você um profissional ou um amante das construções. Veja o nosso catálogo de produtos e entre em contato conosco pelo site.

Outras notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.